Wamo Pro: como configurar o joystick para jogar no seu smartphone

tutorial-joystick-wamo-pro-1

O Wamo Pro é um dos joysticks mais baratos para smartphones e tablets com Android e iOS. Por algo em torno de R$ 60 a R$ 70 é possível utilizá-lo em uma gama variada de jogos. Entretanto é preciso estar atento para configurar o controle corretamente. Confira o tutorial completo de como instalar seu Wamo Pro.

tutorial-joystick-wamo-pro-1

Antes de mais nada é preciso saber quais os principais modos do Joystick. O Wamo possui diferentes modos para diferentes dispositivos. Veja a tabela com os modos do Joystick Wamo Pro.

Modo   Acionamento Sistema Operacional 
Gamepad X+”Home” Android 3.2 ou superior
App Mode Y+”Home” Android 3.2 ou superior
Teclado A+”Home” PC
iCade B+”Home” iOS 4.3 ou superior

Cada modo só precisa ser acionado uma vez. Por exemplo, ao ligar o controle com X+”Home”, o mesmo permanecerá nesta configuração, mesmo que seja desligado e religado apertando apenas o botão de ligar.

Como configurar

Para configurar o Wamo Pro no Android, o usuário pode usar duas configurações: Gamepad ou APP Mode. O Gamepad Mode é o modo padrão. Também conhecido como HID, esse modo habilita o controle em um padrão bastante conhecido por emuladores e muitos jogos do Android. Este modo não exige nenhum software de apoio.

Passo 1: Ligue o controle pressionando e segurando o botão X e depois pressionando o botão home até que o conjunto de leds do controle comece  piscar.

Passo 2: Ligue o bluetooth do seu smartphone (não esqueça de o deixar visível para todos os dispositivos).

tutorial-joystick-wamo-pro-2

Passo 3: Quando o Wamo aparecer na lista de dispositivos visíveis, toque nele para que o smartphone conclua a operação.

Passo 4: Ao estar devidamente pareado, todos os leds se apagam, exceto o segundo a partir da direita para a esquerda.

Nessa configuração, o joystick será reconhecido por todos os emuladores e jogos que possuem suporte a ele. Jogos como GTA San Andreas, Dead Trigger e Sonic funcionarão perfeitamente. Contudo, essa configuração não abrage jogos da Gameloft. Para fazer o controle funcionar em jogos da Gameloft, é preciso acionar outro modo, conhecido como APP Mode.

O modo APP, funcionará apenas com aplicativos de apoio. Neste modo, o joystick Wamo é reconhecido como outros joysticks, no caso os desenvolvidos pela empresa MOGA. A vantagem dessa configuração é a compatibilidade com mais jogos, no caso, games como Modern Combat 4, Asphalt 8 e muitos outros, passarão a funcionar.

Como Configurar o Wamo pro para ser reconhecido com um joystick Moga Pro

Passo 1: Baixe e instale o aplicativo “Game Launcher” disponível no site oficial da Wamo. Lembre-se de deixar habilitada no Android a opção para instalar “aplicativos de fontes desconhecidas” . Depois de instalado, abra o aplicativo.

Passo 2: Ao iniciar o Game Launcher, toque no botão verde com um símbolo de um joystick.

tutorial-joystick-wamo-pro-3

Passo 3: Outra instalação será aberta, conclua a instalação para abrir o aplicativo o OpenPad. É o OpenPad quem de fato configura o joystick.

tutorial-joystick-wamo-pro-4

Passo 4: Ligue o bluetooth do seu Android e deixe ele visível para todos os aparelhos.

Passo 5: Com o joystick desligado, ligue o mesmo pressionando e mantendo pressionado o botão Y e depois pressione o botão “home”.

Passo 6: No Android, abra o aplicativo OpenPad e toque no sinal de  “+”. No centro da tela.

tutorial-joystick-wamo-pro-5

Passo 7: Agora aguarde o processo terminar. Ao finalizar, o controle ficará apenas com um led acesso, no caso o terceiro da direita para a esquerda.

Depois de configurado não é necessário efetuar esses passos todas as vezes. Basta ligar o controle, pressionando o botão “home” e ativo o bluetooth no Android para que o pareamento seja feito automaticamente.

Como configurar o controle Wamo pro no iOS

O joystick Wamo também funciona no iOS. Entretanto, o modo de configuração neste sistema operacional limita as capacidades do joystick. O mesmo só será compatível com jogos que também suportem o controle iCade.

Passo 1: Ligue o joystick pressionando e mantendo pressionado o botão B e em seguida pressione o botão “home” até que os leds comecem a piscar.

Passo 2: Ative o bluetooth do seu iPhone, iPod Touch ou iPad. Quando o joystick surgir na lista de dispositivos, toque nele para que o pareamento seja concluído. Porém, a quantidade de jogos compatíveis no iOS é limitada.

Fonte: Techtudo